top of page
ensaios

um ensaio fotográfico

é uma experiência artística, psicológica e social

através dele você celebra conquistas, enfrenta inseguranças, demarca rupturas e expressa sentimentos - suas fotografias serão pensadas e criadas para representar sua personalidade de maneira intensa e narrar sua história de forma sensível.

teresa 3.jpg
IMG_6058.jpg

por que se fotografar?

Um olhar fotográfico atento e sensível renova sua autoestima porque desintoxica sua visão negativamente influenciada pelas midias sociais e pelos padrões de beleza estereotipicamente limitadores.

Quando momentos importantes acontecem, desejamos que eles fossem infinitos - a fotografia cumpre com este papel: torna duradouros os acontecimentos marcantes cuja memória é valiosa.

A fotografia é uma ferramenta potente de expressão artística - através dela, você dá vazão à sentimentos e pensamentos que não podem ser manifestados com palavras.

O ensaio fotográfico funciona como uma biografia - ele descreve sua experiência de vida e sua personalidade em forma de imagens, possibilitando conhecer-te a ti mesmo(a) a partir das suas próprias histórias.

Produzir e participar de uma experiência fotográfica é um processo terapêutico: sua mente se abrirá para novos pensamentos e visões de mundo, permeados por reflexões e desconstruções pessoais.

Permitir-se um ensaio fotográfico consiste em um rompimento com seus medos e inseguranças - é um caminho introspectivo de conexão e autoconhecimento através da arte.

ética e qualidade

Edições incisivas que intervêm na sua aparência física não fazem parte do meu trabalho, tais como clareamento de pele, emagrecimento e demais distorções plásticas.

Técnicas de direção, edição e diagramação constantemente atualizadas e guiadas por um processo meticuloso de briefing e alinhamento de expectativas, garantindo a execução de uma sessão fotográfica sem improvisos ou desleixos.

Incidentes, urgências, problemas de saúde e condições climáticas adversas que interfiram na sessão de fotos são situações facilmente contornadas com flexibilidade, transparência e compreensão entre as partes envolvidas, sem penalidades ou custos extras.

Cada processo de confecção de um ensaio fotográfico se propõe a ser dedicado e exclusivo, de maneira a despertar sua paixão e identificação com o resultado final.

processo de desenvolvimento

primeiro contato

Use o meio de comunicação de sua preferência (whatsapp, instagram, email) para solicitar seu atendimento: suas demandas serão acolhidas e você poderá sanar dúvidas sobre qualquer etapa do desenvolvimento do ensaio - serão encaminhados documentos explicativos com os valores dos pacotes ofertados, datas disponíveis na agenda e muito mais.

Com o pacote escolhido, será confeccionado um contrato de prestação de serviços com as devidas entregas, datas, dados das partes envolvidas, valores e combinados estabelecidos - todo o processo de assinatura e pagamento é realizado online visando sua comodidade e segurança.

o cafézinho

Antes do ensaio acontecer, teremos juntos uma conversa onde discutimos referências e ideias sobre tudo o que acontecerá no dia da sessão: deliberamos sobre roupas, maquiagens, acessórios e objetos complementares, além de decidirmos a data, hora e local em que o ensaio será realizado.

Também acontece uma pequena entrevista, onde você é livre para me contar sobre sua história e sua personalidade, de modo que eu absorva essas informações para roteirizar o conceito narrativo das fotos finais a serem entregues.

dia das fotos

Quando chegar o dia das fotos, é importante ter uma boa noite de sono e não marcar nenhum outro compromisso importante: seu descanso e sua tranquilidade são seus aliados - em casos de ensaios externos, é importante manter o corpo hidratado e se cuidar com repelentes de insetos e protetor solar.

Use roupas confortáveis que não limitem seus movimentos e que você não tenha medo de sujar: algumas ideias de fotos podem requerer contato com a terra, água ou a vegetação local - pra se envolver mais ainda com o ensaio, experimente criar uma playlist para ouvirmos juntos durante os cliques.

edição e entrega

Na pós-produção é feita a edição das imagens, ajustando luz, tratando a cor e refinando o enquadramento, de forma a intensificar as mensagens que queremos passar através das fotos - a curadoria final é feita por você, selecionando suas fotos favoritas dentre o total de arquivos disponíveis. Os arquivos finais são entregues via Google Drive em versões pré-configuradas para abranger inúmeros usos: desde a publicação em redes sociais até impressões e revelações.

Caso não se sinta à vontade em aparecer no meu portfólio online, você pode solicitar que suas fotos não sejam publicadas, e eu me mantenho na responsabilidade de zelar pela sua privacidade e pela segurança dos seus registros.

depoimentos

gabi (242)_edited.jpg

gabriela mendes

"Não há palavras para descrever o carinho e o cuidado do Gabriel, não apenas comigo como modelo mas com as minhas fotos. Do início ao fim, foi uma experiência maravilhosa ser capturada pelas lentes dele, pois o trabalho de conhecimento dele foi muito além de apenas me conhecer superficialmente. (...)"

júlia vieira

"Gabriel é um fotógrafo que de longe você pode ver que ama o que faz. A sua enorme dedicação pelo seu trabalho pôde ser percebida por mim nos mínimos detalhes, e o jeito como fotografa me fez sentir confortável e feliz por estar podendo registrar um momento da minha vida por meio de suas fotos!"

milena geovana

"Incrível o trabalho desse fotógrafo. Respeita ao máximo as vontades e características das mulheres fotografadas, além de tentar entender mais da nossa história para criar um vínculo e experiência mais agradável na hora de nos fotografar. Além de ter uma sensibilidade linda! Recomendo demais!"

victoria frois

"Gabriel é um fotografo encantador, não só pelo seu trabalho impecável e pela sua total dedicação, mas também pelo seu cuidado, carinho e atenção com a modelo. Fica óbvio de que ama com paixão o que faz e isso o torna um fotografo excepcional. Trabalho lindo!"

maranduba2022-120_edited.jpg

lais nascimento

"O fotógrafo consegue explorar os melhores ângulos das paisagens e das modelos. Dá várias sugestões, mas deixa que a cliente participe ativamente do processo criativo do ensaio, fazendo com que cada sessão tenha um resultado único. Recomendo sem sombra de dúvidas."

maranduba2022-231_edited.jpg

raíssa artigas

"Indescritível o trabalho magnífico que você faz! Sou muito grata por ter tido a oportunidade de fazer meu primeiro ensaio com você. A maneira com que você deixa o(a) cliente à vontade, sua espontaneidade e naturalidade ao lidar com as pessoas e seu profissionalismo faz do seu trabalho único e incomparável."

dúvidas frequentes

há maquiagem inclusa no dia da sessão de fotos?

No momento, não há maquiadores, figurinistas e cabeleleiros ofertados junto ao pacote fotográfico escolhido.  Portanto, é de responsabilidade do(a) modelo que providencie as roupas, acessórios, objetos complementares, maquiagem e penteados a serem usados durante o ensaio fotográfico.

​não sei se sou fotogênica o bastante para sair bem nas fotos

Todos os preparativos que são feitos antes da sessão de fotos (incluindo o cafézinho) têm como objetivo reduzir sua insegurança e sua timidez, de modo que você encare os cliques com naturalidade. A direção fotográfica é sempre de responsabilidade do fotógrafo, então eu vou estar sempre empenhado em orientar seus gestos, poses, movimentos, olhares e ações, de forma a valorizar suas características e tornar o processo fotográfico o mais fluido possível.

como funciona o deslocamento de ida e volta até o local do ensaio?

A translado de ida, volta e permanência de todos os envolvidos (fotógrafo e acompanhantes) nas sessões fotográficas é de inteira responsabilidade do(a) modelo apenas nos casos em que os ensaios acontecem fora do perímetro urbano de Belo Horizonte. Para sessões feitas dentro da cidade (ex: Pampulha, Parque Municipal, etc), a locomoção do fotógrafo independe dos deveres do(a) modelo/contratante.

bottom of page